O Senhor dos Espectadores
- Carolina Anf
- 16 de jul. de 2020
- 3 min de leitura
Esse ano a trilogia Senhor dos Anéis completa 66 anos da sua primeira publicação, se tornando referência da escrita fantástica do século XX e uma das sagas mais rentáveis da primeira década do século XXI. A seguir é possível ler algumas curiosidades sobre os filmes baseados na obra de Tolkien.
Em 2018 um usuário do streaming Netflix assistiu a trilogia trezentas vezes.
A elfo Galadriel, Senhora de Lórien, é casada e tem um filho.
Depois de passarem um ano e meio gravando os filmes da trilogia, oito dos nove membros da Sociedade do Anel fizeram uma tatuagem com a palavra "nove" em elfico em comemoração a experiência que viveram juntos. John Rhys-Davis (Gimli) recusou a ideia por questões pessoais, mas enviou seu dublê em seu lugar.
Viggo Mortensen (Aragorn) usava uma camiseta do Montreal Canadiens por baixo de sua armadura durante as gravações.
Quando Sam e Frodo entram em Mordor, Gollum's Theme está tocando como música de fundo. Um lembrete de que Gollum continuava vivo e os seguindo.
Samwise Gangee era considerado por Tolkien o verdadeiro heroi de O Senhor dos Anéis.
A trilogia foi nomeada a 800 prêmios e venceu 475 destes, tornando-se a serie de filmes mais premiada na história do cinema.
Sean Bean morre de medo de voar, por isso, quando seus colegas precisavam voar de helicoptero para areas remotas, durante as gravações, ele viajava parte do caminho de ski-lift e depois caminhava por duas horas o restante do caminho vestido como Boromir.
Legolas já apareceu em mais filmes ambientados na Terra-média do que quase qualquer outro personagem do Senhor dos Anéis, superado apenas por Gandalf.
Lee Pace (Thranduil) tinha 39 anos quando foi escalado para The Hobbit, já Orlando Bloom, que atuou como seu filho Legolas, tinha 41.
O diretor da trilogia, Peter Jackson, orquestrou 20.000 torcedores de cricket durante as pausas dos jogos com intuito de produzir o som da armada dos Uruk-hai em "As Duas Torres".
Sean Connery rejeitou a oferta do papel de Gandalf por não ter entendido o roteiro.
Os atores treinaram por 6 semanas lutas de espada, corridas e navegação, com a intenção de se conectarem antes das gravações.
A cor dos olhos de Legolas muda inúmeras vezes durante a trilogia Senhor dos Anéis, isso se deve a irritação e dor causadas pelas lentes de contato azuis que o ator Orlando Bloom usava, gerando vermelhidão durante as gravações. Por isso, pode-se ver várias cenas em que o olho da personagem está castanho escuro, a cor natural dos olhos de Bloom.
Foram fabricados a mão um total de 11 quilômetros de cotas de malha para a produção das roupas dos personagens. Cada roupa de orc continha 13.000 aneis e levava 3 dias para ficar pronta.
A filha de Sam que corre a seu lado no final de "O Retorno do Rei" é a filha do ator Sean Astin.
Existe um livro russo (O Ultimo Portador do Anel) escrito no final dos anos 90 que reconta O Senhor dos Aneis sob o ponto de vista de Sauron, tendo Gandalf e a Sociedade como vilões.
Na cena em que Aragorn grita ao chutar um helmo numa pilha de orcs o ator Viggo Mortensen gritou de verdade, pois havia quebrado dois dedos do pé com o chute.
Viggo talvez tenha sido o ator que mais se doou ao personagem, além de dedos quebrados, ele escalava por dias até as locações vestido na armadura de Aragorn e carregando sua espada, assim pareceria um autêntico viajante.
A história de Sauron antes de Senhor dos Aneis inclui ele se tornando vampiro e a presença de lobisomens.
O Silmarillion é a primeira história escrita sobre a Terra média, mas sua rejeição por parte do editor levou Tolkien a escrever O Senhor dos Anéis.
Ian Holm (Bilbo Bolseiro) atuou como Frodo na dramatização da trilogia para a radio BBC em 1981.
Antes de Viggo ser escalado para o papel de Aragorn, a personagem foi oferecida a Nicolas Cage que rejeitou devido a obrigações familiares.
A filha de J.R.R. Tolkien acredita que a Marcha dos Mortos basea-se na experiência de seu pai durante a Primeira Guerra mundial.
Comments