top of page

Escrever é um trabalho duro

Olá escritores, tudo certo?

Vocês sabem que escrever um livro não é fácil. Requer dedicação, esforço, tempo, saúde, sangue, suor, um pedaço da sua alma, etc. Eu costumo sempre dedicar uma parte do meu dia para escrever.


by Jerry Jenkins | tradução e adaptação de Leandro Zapata

Não é como escapar: escrever é um trabalho duro.

Mas você consegue, por no fundo, você sabe que é seu chamado, seu destino. Você deve ter algo especial dentro de você. Uma exceção excepcional.


Para você, escrever é fácil. Editores vão bradar seu trabalho. As editoras irão guerrear para publicar seu próximo livro, e sua conta bancária terá vários dígitos. É a Rocco me ligando para implorar os direitos da minha próxima saga?


Não é bem assim.

Espere até você ser arrastado algumas vezes por uma estrada cheia de buracos e obstáculos até conseguir uma publicação. Recentemente, eu estava falando com uma editora amiga minha, um veterano de muitas conferências de escritores, que já viu vários níveis de competência. “É difícil encontrar um calouro que realmente entende,” ela disse.


Escrever não é um hobby, ou uma atividade para se fazer no tempo livre, ou algo com o qual brincar. Escrever é trabalho.


Para mim, escrever é um trabalho físico exaustivo. Depois de escrever e publicar mais de 185 livros, isso ainda me surpreende.


Em alguns dias, eu sento atrás de um teclado por seis, oito, dez horas ou mais. Quanto eu termino, estou tão cansado que parece que eu venho cavando valas o dia todo. Eu não entendo. Não parece ser algo que deveria me deixar fisicamente cansado. Eu acho que deve ser por ficar constantemente pensando para conseguir escrever.


Criatividade tem um preço: ela te deixa completamente exausto.


Escrever é muitas coisas, mas uma coisa que não é, é ser fácil.


Se está sendo, você não está se dedicando completamente. As coisas que vem rápido normalmente precisam ser reescritas. E as coisas que são difíceis são as mais fáceis de ler.


As pessoas me dizem o tempo inteiro que eles têm um livro dentro deles, apenas se tiverem o tempo para prepará-lo. Trabalho de púlpito é algo para o qual a pessoa é treinada e reserva um tempo para fazer. O mesmo serve para escrever.


Não diga a si mesmo que você poderia ser aquele escritor um-em-mil que poderia vender um manuscrito para uma editora apenas se você tivesse o tempo. Você irá descobrir a verdade quando sentar na frente da tela branca de um computador por vários dias.


Não seja aquele que apenas fala sobre escrever ou brinca de escrever. Trabalhe com isso.


O que o está impedindo de começar?

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page